Revisão Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelos aplicados às atividades de educação em saúde

2010; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 63; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672010000100019

ISSN

1984-0446

Autores

Maria Fernanda Santos Figueiredo, João Felício Rodrigues-Neto, Maísa Tavares Souza Leite,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Este estudo objetivou compreender quais os modelos educacionais têm sido aplicados às atividades de educação em saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, sobre o tema “Modelos de Educação” e “Educação em Saúde”, utilizando como referenciais livros-textos contemporâneos de especialistas da área de educação e periódicos sobre tais temas, disponíveis nas principais bases de dados. Os resultados revelaram que o Modelo Tradicional de educação em saúde objetiva transmissão do conhecimento e experiência do educador, atribuindo uma importância suprema ao conteúdo ensinado, esperando que os educandos o absorvam sem modificações e o reproduzam fielmente. Já, o modelo dialógico compreende a educação em saúde como um processo de conscientização, mudança e transformação, caracterizada por uma filosofia emancipatória dos sujeitos.

Referência(s)