
Os exergames e a educação física escolar na cultura digital
2012; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32892012000100009
ISSN2179-3255
AutoresAna Flávia de Oliveira Baracho, Fernando Gripp, Márcio Roberto de Lima,
Tópico(s)Impact of Technology on Adolescents
ResumoOs exergames são jogos eletrônicos que captam e virtualizam os movimentos reais dos usuários. Com o objetivo de discutir as perspectivas da utilização da virtualidade dos videogames na educação física escolar, participaram deste estudo 117 alunos de uma escola pública, com idade entre 13 e 14 anos. Os voluntários responderam a um questionário para identificar o nível de contato com as tecnologias digitais e, em seguida, relataram suas percepções sobre a vivência em dois jogos, o exergame e o real. Os resultados constataram a imersão dos estudantes na cultura digital e no processo de virtualização que lhe é típico, assim como apontaram algumas perspectivas de utilização crítica dessa nova linguagem, que pode ampliar e recriar as possibilidades das práticas e vivências corporais.
Referência(s)