
Dante e o Oriente: as “invasões bárbaras” e o cânone ocidental
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 48; Linguagem: Português
10.5380/his.v48i0.15302
ISSN2447-8261
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre a presença do Oriente na obra de Dante Alighieri, destacando suas possíveis fontes e motivações. Sua obra, sobretudo A divina comédia, é compreendida como um cânone da cultura cristã ocidental e por meio dela é possível apontar a transmissão de uma tópica, que se perpetuará nas filosofias da história dos séculos XVIII e XIX, que considera as regiões orientais como o berço da humanidade. Aliado a esta leitura, este texto discute a definição que Edward Said possui de Orientalismo, para cuja construção a obra dantesca teria contribuído, e a opõe a outras possibilidades de interpretação trazidas pela obra de Miguel Asín Palacios, historiador e filólogo espanhol, que no final dos anos 1920 publicou uma tese sobre as influências da cultura muçulmana em A Divina Comédia. Este diálogo com a cultura islâmica visa problematizar a complexidade das trocas que marcam a construção dos textos canônicos.
Referência(s)