
Crenças de auto-eficácia, autoconceito e desempenho em matemática
2008; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-166x2008000200004
ISSN1982-0275
AutoresLiliane Ferreira Neves Inglez de Souza, Márcia Regina Ferreira de Brito,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoEste trabalho teve como objetivo investigar as relações entre o autoconceito, as crenças de auto-eficácia e o desempenho em Matemática de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 122 estudantes de terceira e quarta séries, de ambos os gêneros, com idade variando de oito a treze anos, matriculados em uma escola pública estadual de um município do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário de auto-eficácia matemática, uma escala de autoconceito matemático e uma prova de matemática. Para se verificar correlações entre as variáveis, foi efetuada a matriz de correlação de Pearson. A análise dos resultados mostrou que o desempenho dos alunos encontrava-se positivamente relacionado ao autoconceito e à auto-eficácia matemática. Além disso, pôde-se evidenciar uma relação positiva e significativa entre tais constructos. De forma geral, os resultados deste estudo confirmaram dados de outros sobre a mesma temática, bem como as formulações teóricas da perspectiva sócio-cognitiva.
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