
Uma reflexão teórica sobre o furo de reportagem a partir da lógica de distribuição de conteúdos das agências de notícias nacionais no interior dos conglomerados de mídia
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1984-6924.2014v11n2p584
ISSN1984-6924
AutoresHebe Maria Gonçalves de Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoQual o lugar do 'furo de reportagem' no jornalismo brasileiro contemporâneo? A questao requer primeiramente compreender a especificidade do furo de reportagem como categoria do jornalismo. Tarefa que exige esforcos, pois fala-se de sua propria extincao, sem que o mesmo tenha sido investigado com devida atencao. A intencao, portanto, e retira-lo da condicao de 'lugar-comum' para compreende-lo como categoria do jornalismo. Neste artigo, apresenta-se um conceito de ‘furo de reportagem’, construido a partir da observacao empirica do procedimento das agencias de noticias nacionais – Estado, Folhapress e O Globo – na logica de distribuicao de conteudos dos tres principais conglomerados de midia brasileiros.
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