Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A imagem do jovem na televisão

2008; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1808-0820.cali.2008.68130

ISSN

1808-0820

Autores

Vera Lúcia Rolim Salles,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O objetivo desse artigo é mostrar como o jovem é representado pelos programas veiculados na televisão aberta, a exemplo dos diversos gêneros: telenovelas, filmes seriados, programas de auditório, peças publicitárias e telejornal. Busca-se analisar como esses jovens são retratados pela televisão que geralmente costuma estigmatizá-los e etiquetá-los como responsáveis por comportamentos e atitudes violentas, particularmente os moradores dos bairros da periferia. A experiência foi desenvolvida durante oficinas com um grupo de jovens educadores de escolas públicas e particulares de São Paulo e com grupos de jovens da Associação Barracões Culturais da Cidadania,organização não governamental, com sede no município de Itapecerica da Serra (SP), com o apoio do Instituto Pólis (SP).

Referência(s)
Altmetric
PlumX