O uso do software Modellus na integração entre conhecimentos teóricos e atividades experimentais de tópicos de mecânica
2012; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172012000200011
ISSN1806-9126
AutoresJandu Farias Mendes, Ivan Francisco Dressler da Costa, Célia Maria Soares Gomes de Sousa,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a efetividade da integração entre teoria, simulação computacional com o software Modellus e atividades experimentais, em tópicos de mecânica. O estudo foi realizado com quatro grupos de estudantes do Ensino Médio. Um deles constituiu o grupo controle e os demais realizaram ou atividades experimentais, ou modelagem computacional ou ambas. Um teste foi aplicado antes e depois da intervenção, além de questionários de opinião. Os resultados indicam que para alguns tipos de problema de mecânica, as atividades experimentais são mais eficientes em promover um melhor desempenho dos alunos. Em outros tipos de problemas a simulação computacional mostrou-se mais eficiente. Porém, de maneira geral, a combinação de atividades experimentais e simulação computacional mostraram-se mais efetivas em promover a aprendizagem. Os resultados indicam que as atividades com experimentos, quando simultaneamente simulados no computador com o software Modellus, podem se completar proporcionando, na maioria dos casos, uma evolução conceitual e o aumento na curiosidade e motivação dos estudantes.
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