
ALIMENTAÇÃO INFANTIL E O MARKETING DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. BRASIL, 1960-1988
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/his.v42i0.4638
ISSN2447-8261
AutoresSuely Teresinha Schmidt Passos de Amorim,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste estudo trata das mudanças na alimentação infantil no Brasil, de 1960 a 1988, por meio da análise da publicidade comercial veiculada em revistas femininas de grande circulação no período. Trata-se de um estudo interdisciplinar, centrado na área da História da Alimentação. A metodologia empregada versou sobre a análise do discurso, representado nesta pesquisa pelas mensagens e imagens publicitárias de alimentos para crianças. O estudo evidencia que o principal fator responsável pelas mudanças na alimentação infantil, especialmente pela introdução do leite em pó como substituto do leite materno e de outros alimentos que complementaram o aleitamento, foi a indústria de alimentos.
Referência(s)