Artigo Produção Nacional Revisado por pares

ICONICIDADE E SUAS FUNCIONALIDADES

2011; Taylor & Francis; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3738/nucleus.v8i1.545

ISSN

1949-1034

Autores

Josiane Freitas Barbosa, Cleide Aparecida Prado, Sandra Valéria Barbosa de Souza Lima,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo demonstrar o principio da iconicidade em sua funcionalidade, trabalhando com a linguagem da imagem. Essa funcionalidade sera apresentada atraves de alguns conceitos sobre a semiotica no que diz respeito a comunicacao nao verbal, visando a importância dos icones contidos nas imagens sobre o tabaco. no estudo realizado fica evidente o potencial iconico dos signos nao verbais e de como o elemento iconicidade garante ao enunciador a interpretacao da ideia , garantindo assim a eficiencia das mensagens. O trabalho em questao foi desenvolvido baseado nos conceitos teoricos de Bleiktein (1992), Pierce entre outros, e atraves de imagens altamente iconicas de imagens veiculadas pela internet.

Referência(s)
Altmetric
PlumX