
Adesão ao tratamento antirretroviral: vivências de escolares
2011; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072011000100013
ISSN1980-265X
AutoresSueny da Silva Martins, Tathiana Silva de Souza Martins,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoPesquisa de abordagem qualitativa, cujos objetivos foram descrever o processo de adesão através da análise do cotidiano dos escolares e do processo de ocultamento do HIV/aids e identificar situações vivenciadas pelos escolares que possam influenciar na adesão à Terapia Antirretroviral. Utilizou-se como técnica para coleta de dados a entrevista estruturada, direcionada a escolares em uso de terapia antirretroviral e acompanhados desde o diagnóstico da aids no ambulatório pediátrico de doenças infectoparasitárias. Os relatos dos escolares foram analisados à luz da análise de conteúdo e agrupados nas seguintes categorias: o cotidiano dos escolares no processo de adesão à terapia antirretroviral e o silêncio na constituição de um cotidiano trágico. É preciso que os profissionais de saúde reconheçam que a não adesão é um fenômeno que deve ser trabalhado junto à criança e que é importante a implementação de estratégias capazes de incentivar a adesão ao tratamento.
Referência(s)