Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Meu modo de falar mudou bastante, as pessoas notaram a diferença em mim: quando o letramento é desenvolvido fora do contexto escolar

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 51; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132012000200007

ISSN

2175-764X

Autores

Dorotea Frank Kersch, Michele Otto da Silva,

Tópico(s)

ICT in Developing Communities

Resumo

O segmento dos evangélicos tem experimentado um grande crescimento no Brasil, mas a contribuição dos eventos da esfera religiosa para o desenvolvimento do letramento dos fieis não tem sido estudado. Objetiva-se, neste estudo, verificar como leitores de diferentes escolaridades avaliam, em sua formação pessoal, o papel do seu engajamento em práticas de leitura da Bíblia. Os participantes são de dois grupos - leitores habituais da Bíblia com menor escolaridade (até cinco anos de escola) e leitores habituais da Bíblia com maior escolaridade (com mais de oito anos de escola). Os resultados mostram que os eventos de letramento que envolvem a leitura da Bíblia afetam muito o desenvolvimento do letramento, bem como a formação pessoal desses leitores. Podemos arriscar dizer que mesmo as pessoas consideradas, pelo senso comum, pouco letradas se mostram desenvoltas e mais capazes de ler e compreender certos tipos de texto, como os da Bíblia, tanto quanto as de maior escolaridade. Isso mostra que os letramentos têm características próprias, cujo domínio é necessário para interagir nesse meio. O letramento litúrgico e o conhecimento dos gêneros desse contexto são determinantes para a compreensão leitora.

Referência(s)