Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados

2013; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172013000200016

ISSN

1806-9126

Autores

A. C. F. Santos, Lianna Nunes,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

É bem conhecido que os conceitos de campo e potencial elétricos oferecem dificuldades a muitos estudantes. Neste trabalho, utilizando a estratégia do ensino por analogias e uma planilha de dados, apresentamos uma proposta para ajudar aos alunos a visualizar e entender conceitualmente como o potencial elétrico se distribui no espaço a partir de uma dada condição de contorno. O material desenvolvido é de fácil integração à prática e às condições das escolas. Os exemplos que apresentaremos foram elaborados por alunos do nível médio da rede pública estadual do Estado do Rio de Janeiro no programa Jovens Talentos da Ciência da FAPERJ. Esta metodologia poderia também ser aplicada ao ensino de outros temas, como condução do calor.

Referência(s)