Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares

2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 43 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2009000200013

ISSN

1982-4327

Autores

Luzia Iara Pfeifer, Patrícia Gonçalves Rombe, Jair Lício Ferreira Santos,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Considerando que o contexto econômico influencia o brincar de crianças, este trabalho teve por objetivo analisar as diferenças entre os brinquedos utilizados por crianças de duas diferentes classes socioeconômicas. Os dados foram coletados junto a 50 mães de crianças com idade entre três e seis anos, metade pertencentes à classe econômica A2 (Grupo 2), e a outra metade pertencente à classe econômica D (Grupo 1), segundo o Critério Brasil. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas quanto ao uso do computador (p=0,000), jogos de tabuleiro (p=0,023), jogos de armar (p=0,042) e jogo de botão (p=0,012), mais presentes no Grupo 2, e quanto ao uso de brinquedos de corda (p=0,005), brinquedos de sucata (p=0,000) e pular corda (p=0,021), mais presentes no Grupo 1. Os resultados sugerem certa influência socioeconômica no brincar de crianças pré-escolares.

Referência(s)