
Editorial: Panorama da Educação brasileira
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2014v31n1p5
ISSN2175-7941
AutoresSônia Silveira Peduzzi, Luiz O. Q. Peduzzi, Sayonara Cabral Da Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoPanorama da Educação brasileiraUma auditoria em vinte e cinco estados brasileiros e no Distrito Federal (com exceção de São Paulo e Roraima) do Tribunal de Contas da União (TCU) analisou a oferta de matrículas, taxas de evasão, fontes de financiamento, utilização dos recursos orçamentários, infraestrutura das escolas, gestão administrativa, atualidade dos currículos, nível de formação dos professores e qualidade dos projetos pedagógicos do Ensino Médio.Após visitar quinhentos e oitenta escolas municipais e estaduais, o TCU divulgou, dia 19 de março deste ano, um relatório que apresenta dados alarmantes a respeito da educação no país:-Há um déficit de mais de 32,7 mil professores no Ensino Médio, principalmente nas disciplinas das ciências exatas.Em Física, por exemplo, faltam mais de 9 mil docentes.-Existem 61 mil professores exercendo funções administrativas diversas, dos quais 5 mil estão cedidos a órgãos públicos e nem estão trabalhando na área de educação.-Ainda atuam 46 mil docentes sem uma formação específica em nenhuma das doze disciplinas obrigatórias, apesar do incentivo governamental às Licenciaturas através da Educação a Distancia.-Os estados têm 396 mil professores (excetuando-se São Paulo e Roraima), dos quais, em média, 30% possuem contratos temporários, que deveriam ser utilizados apenas em situações excepcionais, mas se tornaram uma forma de municípios e estados fugirem da lei de responsabilidade fiscal.Alguns deles apresentam índices bem maiores do que a média nacional, como Espírito Santo (66,6%), Mato Grosso (64,8%) e Mato Grosso do Sul (61%).-Há divergências expressivas entre os valores declarados por vários Estados como investimento em educação e gasto com pessoal de educação no
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