
Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil fundamental
2005; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572005000100012
ISSN2175-3539
AutoresElizeu Coutinho de Macedo, Fernando César Capovilla, Carolina Cunha Nikaedo, Fernanda Tebexreni Orsati, Kateřina Lukášová, Alessandra Gotuzo Seabra, Cléber Diana,
Tópico(s)Gender and Technology in Education
ResumoO desenvolvimento da Internet possibilitou criar instrumentos computadorizados para avaliação psicológica no contexto escolar, porém é necessário verificar a eficácia dessas tecnologias. Este estudo avaliou a viabilidade de aplicar via Internet o Teste de Competência de Leitura Silenciosa On-line para avaliar a habilidade de decisão lexical. Participaram 415 crianças de Ensinos Infantil (EI) e Fundamental (EF), com idade média de 8,24 anos (DP=1,23). O teste foi aplicado via Internet e os dados armazenados automaticamente. Resultados mostram que a pontuação aumentou em função da série, com diferenças significativas entre séries sucessivas, exceto entre 3a e 4a série. Análise dos erros em função do tipo de itens revelou que crianças de EI3 apresentaram dificuldade de acesso ao léxico ortográfico. O padrão de respostas na aplicação via Internet foi semelhante ao da versão tradicional. Tais resultados mostram que é viável usar a Internet para coletar dados de testes baseados em constructos teóricos.
Referência(s)