Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil fundamental

2005; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572005000100012

ISSN

2175-3539

Autores

Elizeu Coutinho de Macedo, Fernando César Capovilla, Carolina Cunha Nikaedo, Fernanda Tebexreni Orsati, Kateřina Lukášová, Alessandra Gotuzo Seabra, Cléber Diana,

Tópico(s)

Gender and Technology in Education

Resumo

O desenvolvimento da Internet possibilitou criar instrumentos computadorizados para avaliação psicológica no contexto escolar, porém é necessário verificar a eficácia dessas tecnologias. Este estudo avaliou a viabilidade de aplicar via Internet o Teste de Competência de Leitura Silenciosa On-line para avaliar a habilidade de decisão lexical. Participaram 415 crianças de Ensinos Infantil (EI) e Fundamental (EF), com idade média de 8,24 anos (DP=1,23). O teste foi aplicado via Internet e os dados armazenados automaticamente. Resultados mostram que a pontuação aumentou em função da série, com diferenças significativas entre séries sucessivas, exceto entre 3a e 4a série. Análise dos erros em função do tipo de itens revelou que crianças de EI3 apresentaram dificuldade de acesso ao léxico ortográfico. O padrão de respostas na aplicação via Internet foi semelhante ao da versão tradicional. Tais resultados mostram que é viável usar a Internet para coletar dados de testes baseados em constructos teóricos.

Referência(s)