
Comportamento matemático: relações ordinais e inferência transitiva em pré-escolares
2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722007000100004
ISSN1806-9770
AutoresMylena Pinto Lima Ribeiro, Grauben de Assis, Sônia Regina Fiorim Enumo,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoUm repertório matemático elementar pode ser diretamente ensinado a pré-escolares em risco de dificuldades de aprendizagem. Nesta pesquisa, examinou-se o controle do comportamento por relações ordinais em 14 crianças (idade média: 5 anos e 1 mês) com baixo rendimento escolar numa escola municipal de Vitória. Inicialmente, os estudantes foram avaliados de modo individualizado, em seguida aplicou-se um procedimento de ensino informatizado para ensinar desempenhos ordinais e avaliou-se a ocorrência de desempenhos gerativos. Todas as crianças alcançaram o critério de ensino, estabelecendo-se o controle do comportamento por relações ordinais. Na avaliação da transferência de funções de estímulo 14 crianças ordenaram novas seqüências de estímulos com o procedimento informatizado e oito crianças com o procedimento não informatizado. Conclui-se que habilidades básicas para o aprendizado da matemática podem ser diretamente ensinadas, apesar das falhas no repertório inicial da criança.
Referência(s)