Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática

2010; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132010000200011

ISSN

1980-850X

Autores

Wellington Lima Cedro, Sílvia Pereira Gonzaga de Moraes, Josélia Euzébio da Rosa,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre a formação do pensamento teórico-matemático nos estudantes, tomando por base os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Apoiando-nos em estudos de Vigotski, Leontiev, Davídov e, mais recentemente, de Moura e Lanner de Moura, discutimos a relação entre o ensino, a aprendizagem e a formação do pensamento teórico em Matemática, tendo como base a atividade de ensino.

Referência(s)