
Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação
2009; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 14; Issue: 41 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782009000200006
ISSN1809-449X
AutoresFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Fernando Cézar Bezerra de Andrade,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDiscute-se a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora se reconheça a importância de articulações duais (entre ensino e pesquisa, pesquisa e extensão ou extensão e ensino), defende-se um princípio que impede reducionismos verificados nas atividades universitárias. Guiados por essa compreensão, durante o estágio de docência, os autores realizaram um exercício da indissociabilidade, que consistiu numa experiência visando a relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola pública em João Pessoa (PB), a fim de produzir conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defende-se que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. Argumenta-se, ainda, que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar a indissociabilidade defendida.
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