Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil

1999; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 20; Issue: 69 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73301999000400004

ISSN

1678-4626

Autores

Ana Lúcia Goulart de Faria,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Os Parques Infantis do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo durante os seus três primeiros anos de funcionamento (1935-1938) na gestão de Mário de Andrade integravam projeto governamental de educação não-escolar para as crianças pequenas de família operária, por meio do qual lhes foi garantido o direito à infância. A pesquisa sobre o nosso folclore realizada pelo poeta-educador "300-350" e a diversidade étnica brasileira consistiam o principal fundamento dessa experiência educacional na qual as crianças reviviam as tradições populares e, através da arte e dos jogos tradicionais infantis, tinham a possibilidade de ser criança, de viver a especificidade dessa fase da vida. A planta arquitetônica e o regimento interno dos parques estão aqui destacados revelando entre outras características elementos para a construção de uma pedagogia da educação infantil.

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