
A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil
1999; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 20; Issue: 69 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73301999000400004
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoOs Parques Infantis do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo durante os seus três primeiros anos de funcionamento (1935-1938) na gestão de Mário de Andrade integravam projeto governamental de educação não-escolar para as crianças pequenas de família operária, por meio do qual lhes foi garantido o direito à infância. A pesquisa sobre o nosso folclore realizada pelo poeta-educador "300-350" e a diversidade étnica brasileira consistiam o principal fundamento dessa experiência educacional na qual as crianças reviviam as tradições populares e, através da arte e dos jogos tradicionais infantis, tinham a possibilidade de ser criança, de viver a especificidade dessa fase da vida. A planta arquitetônica e o regimento interno dos parques estão aqui destacados revelando entre outras características elementos para a construção de uma pedagogia da educação infantil.
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