Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 8; Issue: 18 Linguagem: Português

10.1590/s0104-71832002000200015

ISSN

1806-9983

Autores

Luciane Ouriques Ferreira,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

constitui-se numa coletânea de artigos etnográficos, elaborados por vários autores, que trazem experiências de escolarização vivenciada por diferentes grupos indígenas do Brasil, ao mesmo tempo que colocam em discussão os diferentes aspectos implicados neste processo, a partir do ponto de vista antropológico, histórico e também lingüístico.Partindo do diálogo interétnico e intercultural estabelecido entre índios e não-índios, este livro pretende ser uma contribuição na busca de uma educação sensível à diversidade sociocultural e às questões de alteridade.Aqui a escola apresenta-se como um espaço, tanto de "confrontos interétnicos", quanto de "criação de novas formas de convívio e reflexão no campo da alteridade".Trata-se de uma discussão atual sobre o processo de escolarização dos/ entre os povos indígenas, que parte de um diálogo interdisciplinar e interinstitucional, levando a avanços no que diz respeito à conquista do emergente movimento indígena brasileiro, por uma educação diferenciada que visa a autonomia política e econômica desses povos frente à sociedade nacional.Ao mesmo tempo, aponta os impasses enfrentados por este projeto, na contradição entre os direitos garantidos legal e institucionalmente que culmina na Constituição de 1988 e as realidades relacionais das escolas nas aldeias indígenas, bem como as dificuldades da implantação do projeto de educação diferenciada diante da ação homogeneizadora do

Referência(s)