Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade

2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782010000200006

ISSN

1809-449X

Autores

Carlota Boto,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O presente artigo tem por propósito discutir o tema da educação à luz da intersecção entre os ideais políticos e pedagógicos de três pensadores iluministas portugueses - Dom Luís da Cunha, António Nunes Ribeiro Sanches e Luiz António Verney - e a reforma dos estudos empreendida pelo Marquês de Pombal. A ação de Pombal como ministro do reino português foi, em certa medida, embasada por reflexões teóricas acerca de Portugal e da crise do império português. Essas reflexões, entre outros aspectos, destacavam ser uma necessidade histórica para o desenvolvimento do país o Estado português tomar para si o controle das questões do ensino em todos os seus níveis. Ao expulsar os jesuítas, ao idealizar o modelo das aulas-régias, mas, sobretudo, ao reformar os estudos da Universidade de Coimbra, a prática da ação pombalina indicava sua filiação teórica ao movimento iluminista português.

Referência(s)