A hiperatividade do professor bombril
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 12; Issue: 35 Linguagem: Português
10.1590/s1984-92302005000400010
ISSN1984-9230
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoSao Paulo, segunda-feira, sete horas da manha. Pulo da cama. Calca, camisa e sapato. O dia comeca. Oito horas, primeira sala de aula. Introducao a administracao. Alunos de dependencia refazem o curso com “contagiante” entusiasmo. Taylor, padronizacao, homus-economicus. Tempos Modernos. Trabalho de estatistica e leitura de controle de custos que preciso fazer para a pos (sera que vai dar tempo?). Fim de aula. O tempo passa. E meio dia, ja foram as tres turmas da manha. Sera que vai dar para acabar o trabalho de estatistica? Almoco por peso. “E ai professor, sua materia reprova?”. “Professor, alem de dar aula voce tambem trabalha?” Metamorfose: aula da pos-graduacao (nao fiz a leitura previa), o professor vira aluno. O tema interessa, a discussao tambem. O tempo voa. Fim de aula, e preciso correr, o aluno precisa virar professor novamente. Dia tipico, comentarios tipicos, aulas tipicas, livros tipicos. Simples cotidiano da grande maioria dos alunos de mestrado e doutorado em administracao de nosso pais: de um lado para o outro, de uma sala de aula para outra, de transparencia para transparencia. Os papeis invertem-se, transformam-se. O dia acaba. Amanha, cotidiano “todo dia ela faz tudo sempre igual...”.
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