
O teste de Zulliger-SC: avaliação da criatividade em crianças
2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 31; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/0103-166x2014000400003
ISSN1982-0275
AutoresRaquel Rossi Tavella, Anna Elisa de Villemor-Amaral,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoEste trabalho teve como objetivo verificar se os indicadores cognitivos e afetivos no Teste de Zulliger - que, por hipótese, se correlacionam com a criatividade -, contribuem para diferenciar crianças com diversos potenciais criativos, identificadas pelo Teste de Criatividade Figural Infantil. Participaram do estudo 90 crianças, de 11 e 12 anos, de ambos os sexos, matriculadas em escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. A aplicação dos instrumentos foi dividida em duas etapas, na primeira das quais foi aplicado aquele Teste de forma coletiva. A segunda etapa foi realizada individualmente, tendo como instrumento o Teste de Zulliger adaptado para o Sistema Compreensivo, desenvolvido por Exner para o Rorschach. Os resultados apontaram diferenças significativas nas variáveis movimento, movimento ativo, qualidade formal incomum, resposta popular e número de respostas. Conclui-se que as variáveis do Zulliger selecionadas foram sensíveis para identificar crianças com diferentes níveis de criatividade.
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