Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil

2000; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 20; Issue: 51 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622000000200002

ISSN

1678-7110

Autores

Rosa Fátima de Souza,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.

Referência(s)