
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
2000; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 20; Issue: 51 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622000000200002
ISSN1678-7110
Autores Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoO texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.
Referência(s)