Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Influência de estratégia de educação em saúde mediada por álbum seriado sobre a autoeficácia materna para amamentar

2013; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072013000300006

ISSN

1980-265X

Autores

Regina Cláudia Melo Dodt, Ádria Marcela Vieira Ferreira, Ludmila Alves do Nascimento, Andréa Cavalcante Macêdo, Emanuella Silva Joventino, Lorena Barbosa Ximenes,

Tópico(s)

Public Health and Nutrition

Resumo

Objetivou-se verificar a autoeficácia da puérpera em amamentar, antes e após a intervenção educativa. Optou-se por um estudo quantitativo, desenvolvido com 100 puérperas de uma maternidade pública de Fortaleza-CE. Antes e após aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho", foram realizadas entrevistas utilizando dois formulários abordando dados de identificação da puérpera e a Breastfeeding Self-Efficacy Scale Short Form. Constatou-se um aumento dos escores da escala após a utilização da intervenção educativa, sobretudo em puérperas com características específicas, já que se observou associação estatisticamente significante entre as seguintes variáveis: idade entre 20-29 anos; estado civil casado/união consensual; número de cinco a sete moradores na casa; puérperas que exerciam atividades remuneradas fora do lar e rendas familiares de dois a oito salários mínimos. Conclui-se que a tecnologia educativa implementada às puérperas foi eficaz no aumento da autoeficácia materna em amamentar, podendo resultar, consequentemente, no alcance de boas taxas de aleitamento materno.

Referência(s)