Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos de histórias experimentais e de esquemas de reforço sobre o seguir regras

2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722007000200012

ISSN

1806-9770

Autores

Valdete Leal de Oliveira, Luiz Carlos de Albuquerque,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

Investigando variáveis que podem interferir no seguir regras, 16 universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa: apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência. A Fase 1 era de linha de base; na Fase 2, a seqüência correta era estabelecida por contingências; e na Fase 3 era apresentada a regra discrepante das contingências. Manipulou-se os esquemas utilizados para reforçar as seqüências corretas nas Fases 2 e 3. Para os Grupos 1 e 2, os esquemas eram CRF na Fase 2, CRF na Fase 3 do Grupo 1 e FR 3 na Fase 3 do Grupo 2. Para os Grupos 3 e 4, os esquemas eram FR 3 na Fase 2, FR 3 na Fase 3 do Grupo 3 e CRF na Fase 3 do Grupo 4. A história construída na Fase 2 e o esquema na Fase 3 interferiram no seguir regras.

Referência(s)