
Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família
2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 85 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362014000400008
ISSN1809-4465
AutoresCristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Sílvio César Nunes Militão, Andréia Nunes Militão, Fábio Perboni, Regina Célia Ramos, Vanda Moreira Machado Lima, Yoshie Ussami Ferrari Leite,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo problematiza uma importante dimensão da educação na atualidade e aponta sugestões para o aperfeiçoamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando sua importância para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração deste trabalho constituem-se de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionário junto a 36 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de educação no interior do Estado de São Paulo. Defendemos que o PNLD pode constituir-se num elemento para a ampliação do capital cultural dos alunos, em especial, das camadas mais desfavorecidas da sociedade que, de modo geral, não têm acesso a livros, além de relevante recurso didático no trabalho pedagógico dos professores. Propomos, mediante análise crítica, que o PNLD distribua livros didáticos consumíveis a todos os alunos da educação básica.
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