Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família

2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 85 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362014000400008

ISSN

1809-4465

Autores

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Sílvio César Nunes Militão, Andréia Nunes Militão, Fábio Perboni, Regina Célia Ramos, Vanda Moreira Machado Lima, Yoshie Ussami Ferrari Leite,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo problematiza uma importante dimensão da educação na atualidade e aponta sugestões para o aperfeiçoamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando sua importância para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração deste trabalho constituem-se de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionário junto a 36 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de educação no interior do Estado de São Paulo. Defendemos que o PNLD pode constituir-se num elemento para a ampliação do capital cultural dos alunos, em especial, das camadas mais desfavorecidas da sociedade que, de modo geral, não têm acesso a livros, além de relevante recurso didático no trabalho pedagógico dos professores. Propomos, mediante análise crítica, que o PNLD distribua livros didáticos consumíveis a todos os alunos da educação básica.

Referência(s)