Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd
2007; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 12; Issue: 36 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782007000300002
ISSN1809-449X
AutoresSandra Maria Zákia Lian Sousa, Lucídio Bianchetti,
Tópico(s)Professional Masters Programs Analysis
ResumoResultante de debate ocorrido, em maio de 2007, entre sócios da ANPEd com atuação destacada na criação, organização, gestão e nos rumos da associação, o artigo apresenta, a partir de uma retrospectiva histórica, algumas visões acerca do movimento da pós-graduação e da pesquisa em educação no Brasil. A ênfase recai nos encaminhamentos assumidos pela ANPEd, a partir de aspectos relacionados a sua organização interna, bem como a sua articulação com órgãos governamentais, grupos da sociedade civil e outras associações acadêmicas e científicas. Além dos resgates, a análise apresenta perspectivas para a consolidação e ampliação de iniciativas da ANPEd, no sentido de fortalecer sua atuação como indutora da melhoria da qualidade da pesquisa e da formação pós-graduada. Em especial, destaca o protagonismo da associação, como interlocutora na formulação e implementação de políticas públicas de educação.
Referência(s)