Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira

2007; Springer Science+Business Media; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722007000200021

ISSN

1678-7153

Autores

Camila Domeniconi, Aline Roberta Aceituno da Costa, Deisy das Graças de Souza, Júlio C. de Rose,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

O responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa.

Referência(s)