
Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira
2007; Springer Science+Business Media; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722007000200021
ISSN1678-7153
AutoresCamila Domeniconi, Aline Roberta Aceituno da Costa, Deisy das Graças de Souza, Júlio C. de Rose,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoO responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa.
Referência(s)