Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A postura educativa de O Tico-Tico: uma análise da primeira revista brasileira de histórias em quadrinhos

2008; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v13i2p23-34

ISSN

2316-9125

Autores

Waldomiro Vergueiro, Roberto Elísio dos Santos,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este trabalho discute a produção da revista O Tico-Tico, publicação de quadrinhos de mais longa duração no Brasil. A revista, que teria completado 100 anos em outubro de 2005, caracterizou-se por uma postura didático-pedagógica e pela disseminação de produtos quadrinhísticos genuinamente nacionais, dando oportunidade para a atuação de dezenas de desenhistas brasileiros e propiciando o aparecimento de diversos personagens de histórias em quadrinhos. Na década de 1960, desgastada pelo tempo e sofrendo a concorrência da televisão, a revista encerrou suas atividades, ficando na lembrança de seus leitores por sua abnegação a um modelo de educação para a infância que privilegiava o civismo, os bons costumes e a religiosidade.

Referência(s)