
Avaliação e participação do fisioterapeuta na prescrição do mobiliário escolar utilizado por alunos com paralisia cerebral em escolas estaduais públicas da rede regular de ensino
2011; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382011000200006
ISSN1980-5470
AutoresLuzia Lívia Oliveira Saraiva, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoO estudo teve como objetivo avaliar as condições do mobiliário escolar disponibilizado aos alunos com paralisia cerebral nas escolas estaduais da cidade do Natal/RN em 2008 e a participação do fisioterapeuta na prescrição deste mobiliário. Os dados foram coletados através de um protocolo de avaliação junto a cinco alunos com paralisia cerebral e formulário aplicado aos diretores das instituições de ensino, sendo analisados por meio das categorias suscitadas. Os resultados apontaram a presença de mobiliário escolar que não atende as necessidades específicas de posicionamento dos alunos avaliados e a ausência do fisioterapeuta na prescrição desse mobiliário. Constata-se a necessidade dos órgãos gestores no âmbito da educação de Natal/RN em cumprir o que determina a lei e disponibilizar mobiliário escolar adequado aos alunos pesquisados. Assim, procurou-se garantir os recursos necessários para promover um ensino de qualidade para os educandos com paralisia cerebral no contexto da escola regular.
Referência(s)