A ideia da formação (universitária) e sua deformação econômica: um cântico final
2013; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rep.2013.3514
ISSN2238-0302
Autores Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoO artigo procura fazer um breve balanço da situação universitária alemã, tomando como referência os efeitos produzidos pela introdução das medidas e exigências oriundas da Declaração de Bolonha. Primeiro expõe e analisa cada uma das seis principais medidas da Declaração. Na sequência, indica as consequências visíveis que ela provoca, do ponto de vista pedagógico e intelectual, na formação dos estudantes, dedicando-se, também, a analisar, brevemente, seus efeitos na educação primária e secundária. Por fim, com o intuito de realizar um balanço crítico da situação, recorre ao sentido clássico da formação alemã (Bildung), destacando três de seus muitos aspectos. No bojo da discussão, encontra-se o esforço em empreender a crítica à tendência mundial, e especialmente alemã, de economicização da educação.
Referência(s)