
Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
2009; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722009000400012
ISSN1806-9770
AutoresFlávia Teresa Neves Silva, Carlos Barbosa Alves de Souza,
Tópico(s)Autism Spectrum Disorder Research
ResumoInvestigou-se em três bebês a aprendizagem de discriminações simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos (DSMS). Figuras animadas foram apresentadas em uma tela sensível ao toque. O treino começou com uma discriminação simples (DS) com dois estímulos, com mudança na função dos estímulos, até que todos tivessem funcionado uma vez como S+ e outra como S-. Posteriormente, três estímulos foram apresentados na mesma tentativa, completando um ciclo de DSMS. Duas crianças aprenderam a DSMS com dois estímulos e uma, a DS com dois estímulos. A substituição dos conjuntos de estímulos durante o treino, caracterizada como um treino de múltiplos exemplares, parece ter favorecido a permanência das crianças na tarefa e a aprendizagem da mesma.
Referência(s)