Panorama Socioeconômico da Floricultura no Brasil
2011; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/rbho.v17i2.704
ISSN2359-3237
AutoresAntônio Hélio Junqueira, Marcia da Silva Peetz,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais, em 2010, movimentou R$ 3,8 bilhões e, em 2011, deverá atingir R$ 4,2 bilhões. A atividade é essencialmente focada no consumo interno, para o qual dirige 97,5% dos valores anuais de comercialização. Tal fato reduz os impactos negativos da crise econômica e financeira mundial sobre o desempenho da atividade no Brasil. Observou-se que, nos últimos dois anos (2009 e 2010), as exportações da floricultura brasileira apresentaram quedas nos valores comercializados internacionalmente, após um período de nove anos de recordes sucessivos. Este trabalho apresenta os principais resultados de levantamentos de informações socioeconômicas sobre o desempenho recente da floricultura brasileira, tanto no mercado interno, quanto no comércio internacional.
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