Artigo Acesso aberto

Tecnologias em Sistemas Interativos e Inteligentes para Ensino Virtual

2013; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2013.388

ISSN

2316-8889

Autores

Liliane S. Machado, Ronei Marcos de Moraes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O grupo de Tecnologias em Sistemas Interativos e Inteligentes para Ensino Virtual desenvolve pesquisas de cunho multi e interdisciplinar e esta vinculado a Universidade Federal da Paraiba (UFPB). O grupo foi criado no ano 2000 com o intuito de desenvolver e integrar tecnologias voltadas ao Ensino Virtual e ao Ensino a Distância. Neste contexto, esta incluida a pesquisa e uso de diversas metodologias com o objetivo promover e apoiar o aprendizado por meio de sistemas locais ou de acesso remoto. Uma vez que as solucoes visam o apoio ao ensino nas diversas areas das ciencias, estas englobam conceitos que vao da estatistica as ciencias da computacao, matematica, saude e engenharia, dentre outras areas, alem da educacao. Algumas das linhas de pesquisa do grupo sao a realidade virtual, serious games, interacao grafica e haptica, educacao colaborativa e educacao a distância. O grupo desenvolve projetos cientificos, tecnologicos e de inovacao, cujos projetos estao inseridos nos programas de posgraduacao em Modelos de Decisao em Saude e em Informatica da Universidade Federal da Paraiba. Mais detalhes podem ser encontrados em http://www.de.ufpb.br/~labteve. 1) Universidades e Instituicoes de Pesquisa parceiras: • Laboratorio Nacional de Computacao Cientifica (LNCC-Brasil) • State University of New York (SUNY-OSWEGO EUA) • Universidade do Porto (Portugal) • Universite Toulouse III – Paul Sabatier (IRIT Franca) 2) Pesquisadores envolvidos Liliane Machado, Ronei Moraes, Thaise Costa, Luana Almeida, Paulo Paiva, Douglas Ferreira, Elaine Soares, Ives Moura, Jose Segundo, Thiago Batista, Carlos Xavier, Edviges Lima, Ana T. Medeiros, Ana M. Valenca, Ulisses Anjos. 3) Principais projetos (e fomentos recebidos) Inga Virtual – ambiente virtual 3D do sitio arqueologico Pedra do Inga (MinC) Museu 3I – museu virtual tridimensional configuravel e online (MinC) CyberMed – framework para desenvolvimento de sistemas de realidade virtual para treinamento e avaliacao de habilidades medicas (CNPq) Calculadora Estatistica –ferramenta para suporte ao ensino de Estatistica (CNPq) Laboratorios Remotos Tateis – ferramenta online para suporte ao aprendizado de engenharia mecânica SilvesterPEC – serious game para apoio ao aprendizado de Geografia (FINEP) GeoPlanoPEC, GeoEspacoPEC e GeoPlanoMOB – serious games para apoio ao aprendizado de matematica no 1o grau (FINEP) Caixa de Pandora – serious game para capacitacao de profissionais de saude sobre violencia contra a mulher (CAPES/CNPq) Treinamento Colaborativo de Equipes – sistema de realidade virtual e serious games para capacitacao em saude (INCT-MACC, CNPq e CAPES) II Congresso Brasileiro de Informatica na Educacao (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013)

Referência(s)