Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula
2011; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 27; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722011000400002
ISSN1806-9770
AutoresMaria Olímpia Almeida de Paiva, Abílio Afonso Lourenço,
Tópico(s)Motivation and Self-Concept in Sports
ResumoEste trabalho tem como objectivo verificar se o autoconceito dos alunos, avaliado pela escala PHCSCS-2, e o ambiente da sala de aula, analisado pela escala APSA, são relevantes na explicação do rendimento académico. Participaram 217 alunos (112 rapazes e 105 raparigas) do 3.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola pública do norte de Portugal. Para o tratamento dos dados recorreu-se a modelos de equações estruturais. Constatou-se que o autoconceito e o ambiente de sala de aula têm um impacto positivo e significativo no rendimento académico dos alunos (Língua Portuguesa e Matemática), bem como o autoconceito afecta positivamente esse mesmo ambiente. São discutidas implicações educativas dos resultados.
Referência(s)