Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Persistência intergeracional de educação no Brasil: o caso da Região Metropolitana do Recife

2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 43; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0101-41612013000300001

ISSN

1980-5357

Autores

Michela Barreto Camboim Gonçalves, Raul da Mota Silveira Neto,

Tópico(s)

Youth Education and Societal Dynamics

Resumo

A partir de uma base em dados primária derivada de pesquisa de campo da Fundação Joaquim Nabuco, este trabalho preenche parte da lacuna na literatura brasileira ao apresentar evidências recentes e inéditas a respeito da mobilidade intergeracional de educação na Região Metropolitana do Recife em 2010, evidências estas que são cotejadas com aquelas para demais Regiões Metropolitanas obtidas para o ano de 1996. Os principais resultados obtidos, que refletem um período de significativas transformações sociais, confirmam o que a literatura que trata da mobilidade intergeracional de educação destaca como importante: a persistência de educação entre pais e filhos no Brasil ainda é muito alta e heterogênea, mesmo em 2010 no caso do Recife, embora apresente redução em relação ao ano de 1996. A probabilidade de um filho cujo pai não tem escolaridade replicar o status educacional do seu pai é de 30%, valor considerado elevado quando tantas oportunidades educacionais estão disponíveis.

Referência(s)