
Persistência intergeracional de educação no Brasil: o caso da Região Metropolitana do Recife
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 43; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0101-41612013000300001
ISSN1980-5357
AutoresMichela Barreto Camboim Gonçalves, Raul da Mota Silveira Neto,
Tópico(s)Youth Education and Societal Dynamics
ResumoA partir de uma base em dados primária derivada de pesquisa de campo da Fundação Joaquim Nabuco, este trabalho preenche parte da lacuna na literatura brasileira ao apresentar evidências recentes e inéditas a respeito da mobilidade intergeracional de educação na Região Metropolitana do Recife em 2010, evidências estas que são cotejadas com aquelas para demais Regiões Metropolitanas obtidas para o ano de 1996. Os principais resultados obtidos, que refletem um período de significativas transformações sociais, confirmam o que a literatura que trata da mobilidade intergeracional de educação destaca como importante: a persistência de educação entre pais e filhos no Brasil ainda é muito alta e heterogênea, mesmo em 2010 no caso do Recife, embora apresente redução em relação ao ano de 1996. A probabilidade de um filho cujo pai não tem escolaridade replicar o status educacional do seu pai é de 30%, valor considerado elevado quando tantas oportunidades educacionais estão disponíveis.
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