
Um estudo sobre o brincar de crianças autistas na perspectiva histórico-cultural
2013; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572013000100003
ISSN2175-3539
AutoresAlessandra Dilair Formagio Martins, Maria Cecília Rafael de Góes,
Tópico(s)International Relations and Autism
ResumoO brincar de crianças autistas é descrito como muito restrito e peculiar. Com a preocupação pela busca de práticas educativas promissoras, a presente pesquisa tomou como referência a teoria histórico-cultural e teve o objetivo de analisar os modos como crianças autistas se orientam para o outro e para o objeto durante a atividade lúdica. O estudo focalizou três sujeitos, com idade de seis a doze anos, durante sessões de brincadeira coordenadas pela primeira autora, que interagia com as crianças atribuindo significado às suas ações e ao uso de brinquedos, e encorajava a emergência de jogos imaginativos. Os dados foram organizados sob dois temas: modos de brincar das crianças e modos de atuação do adulto. Os achados indicam que a mediação da pesquisadora propiciou a ocorrência de muitos momentos de orientação para o outro e de uso contextualizado de objetos, incluindo ações do jogo de papéis.
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