
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CRUZ – RN
2011; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Linguagem: Português
10.15628/holos.2010.574
ISSN1807-1600
AutoresFalconiere Leone Bezerra de Oliveira, Josiel Moreira da Silva, Lauricéia Lays Santos Valença, Janielle Gomes Freire, Leandro Silva Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho foi desenvolvido em cinco escolas públicas (Escolas Estadual Pedro Severino Bezerra, Escola Estadual José Bezerra Cavalcante, Escola Estadual Isabel Oscarlina Marques, Escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro e Escola Estadual Quintino Bocaiuva ) localizadas no município de Santa Cruz/RN. Através desta pesquisa, nós objetivamos pontuar as principais dificuldades encontradas pelos docentes da região para o desenvolvimento da prática pedagógica adequada. Nós pudemos perceber que grande parte dos professores entrevistados apresenta formação superior completa (85,7%), o que teoricamente torna-os habilitados a lecionarem os conteúdos de ciências de uma forma mais apropriada. Com relação aos recursos utilizados pelos professores para o desenvolvimento das práticas de ensino, percebe-se que todos os professores entrevistados utilizam o quadro negro e livros didáticos em detrimento de aulas de campo e textos científicos. Além de a estrutura física ter sido considerada um empecilho para o desenvolvimento de aulas práticas, outros fatores são levados em consideração pelos professores, como falta de tempo para o preparo das aulas e domínio do conteúdo a ser abordado. Por fim, tendo em vista a grande dificuldade de professores para o desenvolvimento das aulas de ciências, nós decidimos verificar quais são as principais ferramentas utilizadas no planejamento destas, destacando-se os livros didáticos, citados por todos os professores, bem como internet, livros, revistas e periódicos. Os resultados encontrados neste trabalho tornam urgentes e necessários uma intervenção a fim de oferecer condições adequadas aos professores de ciências e consequentemente aos alunos, que passam a assimilar o conteúdo com uma maior facilidade. PALAVRAS-CHAVE: Ciências da natureza; Livros didáticos; aulas práticas.
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