Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Adoção de PMO como Ferramenta de Controle Gerencial

2010; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/gep.v1i1.20104

ISSN

2236-0972

Autores

Valter Moreno, Marcelo Lucas Silva,

Tópico(s)

Software Engineering Techniques and Practices

Resumo

A área de Tecnologia da Informação (TI) é responsável pelos projetos de desenvolvimento de software e pelos sistemas de informação (SI) essenciais para a competitividade das grandes empresas. Apesar de os crescentes avanços em técnicas e conhecimentos de gerenciamento de projetos, ainda são registradas altas taxas de projetos de desenvolvimento e implantação de SI que fracassam. Dessa forma, um dos desafios enfrentados pela área de TI nas empresas é a adoção de mecanismos que possam garantir a eficiência do gerenciamento de seus projetos. Este trabalho descreve como a implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office – PMO) pode auxiliar as organizações a alcançarem maior eficácia e eficiência na execução e controle de projetos na área de TI/SI. Para isso, realizou-se uma ampla revisão da literatura, atendo-se aos tipos de implementação de PMO, e um estudo de caso, sobre a adoção do PMO como ferramenta de suporte e de controle gerencial de projetos de TI/SI, em uma empresa brasileira de serviços de telecomunicações. A pesquisa auxiliou a identificação dos fatores críticos de sucesso, de benefícios e de dificuldades associadas às práticas de controle gerencial de projetos de TI executadas por um Escritório de Gerenciamento de Projetos.

Referência(s)