Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações

2012; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 17; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782012000100003

ISSN

1809-449X

Autores

Sabrina Moehlecke,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Educação aprova parecer que estabelece novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio no Brasil. Diante dos múltiplos olhares e perspectivas a partir das quais é possível analisar as atuais políticas para o ensino médio, pretende-se, neste ensaio, identificar o que as novas diretrizes curriculares trazem de novo para a organização do ensino médio no Brasil. Desse modo, a primeira parte do texto é dedicada à contextualização de algumas das principais mudanças pelas quais passou o ensino médio no país, especialmente em termos legais, das condições de acesso e permanência e das políticas na área. Em seguida, são identificadas as principais críticas feitas às DCNEM de 1998 nos estudos e pesquisas realizadas sobre o assunto desde então para, ao final do artigo, se analisar até que ponto as novas diretrizes dialogam com esses questionamentos e inquietações, quais as novas possibilidades de organização do ensino médio que trazem para o país e que desafios continuam na agenda de debates.

Referência(s)