
O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional
2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 34; Issue: 125 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302013000400008
ISSN1678-4626
AutoresLuana Costa Almeida, Adilson Dalben, Luiz Carlos de Freitas,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAs escolas participam das avaliações de larga escala e nem sempre questionam seus limites e potencialidades para a análise de sua realidade. Embora acredite na importância destas avaliações na busca da qualidade educacional, o presente trabalho questiona seu uso na ancoragem de políticas públicas, problematizando a influência dos fatores externos na composição do desempenho, a utilização do Ideb como sintetizador da qualidade das instituições e o conceito de eficácia escolar. Baseando-se em dados do Projeto Geres, um estudo longitudinal de tipo painel (2005-2008), discute aspectos da análise dos resultados das avaliações de larga escala e seus instrumentos de medida, uma vez que nem sempre estes são tradutores do trabalho desenvolvido pela escola, tampouco neutros e infalíveis.
Referência(s)