Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicologia escolar: cenários atuais

2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/epp.2009.9075

ISSN

1808-4281

Autores

Cynthia Bisinoto, Claisy Maria Marinho-Araújo,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

A articulação da Psicologia com a Educação oportunizou a emergência do psicólogo escolar, profissional que por muito tempo se caracterizou por classificar e ajustar, à escola, os alunos com dificuldades escolares, aplicando o conhecimento psicológico ao contexto escolar. A partir de avanços teóricos e práticos relativos à Psicologia e de uma postura crítica diante da atuação da área nas escolas, a relação Psicologia-Educação se modificou, configurando-se por interdependência de conhecimentos. Nesta nova configuração, a Psicologia Escolar passou a valorizar as relações e o contexto histórico no qual as dificuldades se instalam e, atualmente, caracteriza-se por uma atuação preventiva e relacional que valoriza a participação do professor e o cuidado com sua saúde psíquica. A Psicologia Escolar tem, hoje, o desafio de ampliar seu campo de atuação para outros contextos e níveis educativos e sistematizar ações diferenciadas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem dos envolvidos no cotidiano escolar.

Referência(s)