
Educação a partir de uma perspectiva etnográfica
2000; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-98932000000100008
ISSN1982-3703
AutoresPaulo Wenderson Teixeira Moraes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho e fruto de uma atividade praticade observacao voltada para o cotidiano da salade aula em que os estudantes do curso dePsicologia, da materia Psicologia Escolar I,foram convidados a voltar as “velhas classes”do colegio secundario para um novo contatocom uma realidade que ja se afasta no tem-po, mas faz parte de todos nos. Agora entra-mos no colegio pela “porta da frente” e naomais como reles estudantes secundarios, mascomo “terciarios”, ou do 3o grau, nivel superi-or. Foram 2 horas semanais por quatro meses,durante o 1o semestre do ano letivo de 1999.A abordagem teorica e metodologica utilizadase aproxima da etnometodologia, ja que des-de a entrada na escola, houve observacaoparticipante transformando o objeto observa-do pelo simples fato do pesquisador estar pre-sente. O etnologo em oposicao ao clinico,que e “solicitado” por uma demanda especi-fica, e um “solicitador” que pede a permissaopara investigar, apesar de que, efetivamente,pode ocorrer do psicologo, em uma praticade observacao, ser solicitado a atender deter-minada demanda. A etnometodologia em sinao se propoe a trabalhar com metodos rigi-dos e especificos. Trabalha-se com o que apa-recer e dai suscitam-se metodologias, objeti-vos mais especificos e projetos, tornando-seum processo de “bricolagem”, ou seja, naose impede a utilizacao de questionarios ououtras metodologias complementares, tudodepende do contexto e da situacao, lancandomao de um amplo menu de metodologias(Lapassade, 1998).
Referência(s)