Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro

1998; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65551998000100007

ISSN

1982-7849

Autores

Carlos Alberto Vargas Rossi, Luiz Antônio Slongo,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Este artigo traz à discussão o momentoso tema da satisfação de clientes. Para tanto, discute-se a importância e a oportunidade das pesquisas de medição de satisfação de clientes, o seu estado-da-arte, a apresentação detalhada do método concebido e utilizado no Brasil pelos autores deste trabalho, bem como suas limitações e implicações futuras para pesquisa. No desenvolvimento do artigo, tem-se o exame da literatura mais atualizada sobre satisfação de clientes e a descrição pormenorizada do método brasileiro desenvolvido pelos autores. Chega-se, ao longo do trabalho, à oferta de um método de pesquisa de satisfação de clientes que deriva da consideração do estado-da-arte sobre o tema, da experiência acumulada pelos autores em ensino, pesquisa e consultoria e pela realização de benchmarking em empresas pioneiras e reputadas nas práticas dessas pesquisas no Brasil.

Referência(s)