Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa

2004; Fundação Carlos Chagas; Volume: 34; Issue: 121 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742004000100007

ISSN

1980-5314

Autores

Vanda Catarina Duarte,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.

Referência(s)