
Erros de refração como causas de baixa visual em crianças da rede de escolas públicas da regional de Botucatu - SP
2009; Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Volume: 72; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0004-27492009000200012
ISSN1678-2925
AutoresClaudia Akemi Shiratori de Oliveira, Kenia Scrocaro Hisatomi, Cristiano Pinheiro Leite, Silvana Artioli Schellini, Carlos Roberto Padovani, Carlos Roberto Pereira Padovani,
Tópico(s)Safety Warnings and Signage
ResumoOBJETIVO: Estudar a ocorrência dos erros refracionais em escolares de nosso meio. MÉTODOS: Estudo transversal avaliando crianças da pré-escola e do ensino básico, quanto ao sexo, tipo de erro refracional, acuidade visual e tratamento realizado. RESULTADOS: Quatro mil seiscentos e vinte e três crianças foram submetidas a exame de acuidade visual, das quais 8,1% apresentaram necessidade de exame oftalmológico completo. Houve 63,2% de portadores de astigmatismo hipermetrópico, 15,7% de astigmatismo miópico, 12,5% de astigmatismo misto, 4,9% de hipermetropia e 3,7% de miopia. Foi indicada a prescrição de lentes corretoras para 48,7% da amostra estudada. A frequência de erros refracionais na população foi de 3,9%. CONCLUSÃO: O astigmatismo hipermetrópico foi o erro de refracional mais frequente, havendo necessidade de tratamento em cerca de 50% das crianças triadas com frequência de 3,9% de erro refracional passível de correção na população de estudo.
Referência(s)