Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2010000400011

ISSN

1806-9649

Autores

José Luís Duarte Ribeiro, Cássio Oliveira Machado, Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

A qualidade percebida e a satisfação dos clientes são elementos essenciais para a competitividade das instituições bancárias. Assim, é importante identificar os fatores que determinam a percepção de qualidade e satisfação do ponto de vista dos clientes que utilizam esse tipo de serviço. O objetivo deste artigo é a construção de um modelo de relacionamento entre os determinantes de satisfação de clientes e a identificação dos principais atributos que afetam a qualidade percebida dos clientes de serviços bancários. Para isto, foram aplicadas duas pesquisas descritivas. Na primeira fase das pesquisas, utilizou-se a abordagem proposta por Tinoco e Ribeiro (2007) para identificar as relações entre determinantes e construir o modelo de satisfação de clientes. Na segunda fase, foram levantados e hierarquizados os principais atributos de qualidade percebida do ponto de vista dos clientes. Entre os resultados obtidos destacam-se como principais determinantes da satisfação de clientes a confirmação de expectativas e a qualidade percebida. Entre atributos mais importantes que afetam a qualidade percebida podem ser citados: funcionários com conhecimento e habilidade devidos, serviço feito corretamente na primeira vez, tarifas bancárias baratas, transparência e lealdade nas negociações, e presença de funcionários que buscam tornar o serviço mais ágil.

Referência(s)