Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s2175-62362012000200011

ISSN

2175-6236

Autores

Liseane Silveira Camargo, Maria Luíza Rheingantz Becker,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.

Referência(s)