Organização do espaço e do tempo na inclusão de sujeitos com autismo
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 39; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s2175-62362014000300004
ISSN2175-6236
AutoresCatia Giaconi, Maria Beatriz Rodrigues,
Tópico(s)International Relations and Autism
ResumoPropomos uma reflexão integradora entre especificidades da síndrome do autismo e possíveis linhas de ação para a inclusão escolar. Discutimos pressupostos históricos e normativos, indicadores de boas práticas, que buscam conjugar qualidade com escolhas pedagógicas. Enfatizamos uma série de novas atenções profissionais, principalmente no que se refere à contínua investigação sobre hipóteses etiológicas do autismo, diagnóstico precoce, assim como prontidão e pluralidade das intervenções educativas e didáticas, que favorecem projetos de inclusão escolar. Analisamos as principais abordagens sobre o autismo, recolhendo elementos essenciais para uma proposta, ou linhas-guia, de inclusão de sujeitos com autismo na escola.
Referência(s)